Samstag, Juni 17, 2006

parênteses: serviço público

0.89

Estive as últimas horas postrado em frente à 2:.
Um ataque de preguicite nebulosa (acontece-me às vezes) e um zapping ocasional levou-me a cair em cima, para começo de letargia, duma homenagem, merecidíssima diga-se, a David Mourão-Ferreira. Ficarão, pois, palavras de lava. Com certeza. Já li também, homenagens sinceras por essa blogosfera fora.

Seguidamente, e sem me dar hipótese de esboçar uma reacção que fosse, principiava o Câmara Clara, o novo magazine semanal de cultura da 2:, dinamizado por Paula Moura Pinheiro (que sabe estar, falar e interromper, enfim safa-se pas mal), e que, para gozo doméstico deste vosso escriba, nao é simplesmente um debitar de novidades no universo cultural, mas organiza-se em torno de um tema, com convidados bem escolhidos (ao que sei, desde a primeira emissão a esta que visionei), potenciando assim, uma conversa escorreita e bem servida. Como disse a própria apresentadora, que sirva de aperitivo. Já não era nada mau. O tema era particularmente interessante e tratava das promíscuas ligações entre Arte e Política no decorrer do séc. XX.

E, assim, só como quem não quer a coisa, logo a seguir dinamitavam no ecrã o filme O Declínio do Império Americano. Já tinha visto, mas não resisti ao humor, se bem que na fórmula está ainda uns bons passos atrás do cinema da Agnès Jaoui. Não se pode ter tudo. Continuamos nos aperitivos, portanto.

Sem me ter apercebido de nada tinha chegado a hora do último episódio de um documentário que passou ao longo de toda a semana sobre a vida de Álvaro Cunhal (que segui fielmente, dado ainda não ter tido tempo para ler os volumes do camarada Pacheco Pereira). Notável empresa esta, optimamente conduzida e não pior documentada.

Uma noite de aperitivos desta categoria não é todos os dias que é patrocinada pelo Estado.
Que é como quem diz, raramente a televisão pública cumpre os seus desígnios tal como o fez hoje.

Aperitivo por aperitivo, vou fazer mais um vodka-martini, para depois passar ao prato principal. Back to work, entenda-se.