Montag, Juli 16, 2007

"concursos públicos"

0.179

Se estão lembrados, por altura do primeiro aniversário aqui do estaminé, encontrava-me a acompanhar o IMAGO Film Festival'06 no Fundão. Fazia parte do Júri Jovem (estabelecido a partir das 8 melhores críticas de cinema de cinéfilos lusos até 25 anos e pelos dois autores estrangeiros dos melhores spots publicitários para o festival, no caso dois colegas chineses estudantes em Inglaterra). Para além da responsabilidade de dar um prémio (Prémio Júri Jovem/IPJ/Prémiére), sairia dos oitos jurados portugueses o representante luso ao Júri Jovem Europeu no 60º Festival de Cinema de Cannes. Tal ditava o protocolo que o Imago tinha com o IPJ (Instituto Português da Juventude, caso ainda não se tenham apercebido) há vários anos.

Ora, numa destas noites do Curtas, regadas a cerveja, cinema e boa disposição, reencontro um dos organizadores do IMAGO, justamente aquele que tão amavelmente me tinha recebido no Fundão em Outubro último. Conversa em dia, perguntas sobre a preparação da edição de 2007 do festival e, inevitavelmente, notícias de Cannes. Pois, ao que parece, o IPJ fez ouvidos surdos à escolha do elemento do Júri Jovem, não deu notícias até ao 1º dia de Cannes, desfez-se em telefonemas, à posteriori, para a organização do IMAGO e para (aquele que não chegou a ser) o representante português no maior festival de cinema do mundo. Mas, de facto houve um jurado português em Cannes! Tudo isto num tom de tentativa de abafar a questão com outros souvenirs...

Nem a Comissão organizadora do IMAGO Film Festival nem o meu colega de Júri eleito para ir a Cannes se calaram e esperam respostas numa reunião agendada para o efeito, com o IPJ e um representante do Ministério da Cultura. E assim vão as "dinâmicas culturais" aqui pelo burgo.